O Gualambau

Por Rafael.

Já comentei, aqui no blog, sobre uma visita que fiz ao Paraguai no último verão. Foi quando comentei de um livro sobre lendas paraguaias que trouxe de lá. Agora, gostaria de comentar sobre outra aquisição feita nessa mesma ocasião.

Se trata do livro de contos do escritor Augusto Roa Bastos, do qual nunca tinha ouvido falar. Um escritor paraguaio, premiado e condecorado em países como Espanha, França, Cuba, Chile, Argentina e no seu próprio país. Para comentar rapidamente sobre ele, pois sua obra não é exatamente o objeto deste artigo, destaco que em seus contos, aparece muito da realidade do seu país, sobretudo das pessoas do campo.

Em um desses contos, Los Carpincheros, o autor nos apresenta o exemplo de uma das tradições folclóricas do Paraguai, que não vem ao caso agora. O fato é que um dos personagens, em determinado momento, usa um instrumento, que é descrito como um arco, cuja uma das pontas, atravessa um cabaça. O autor revela que esse instrumento se chama Gualambau. Essa não é a descrição de um berimbau? Mas ele não é de origem africana? Foi o que pensei. Então, lá fui eu para o google, desvendar esse mistério.

O pouco, quase nada, que encontrei, fala que o Gualambau é um instrumento da tradição mbya guaranipossivelmente tendo sindo assimilado de outra cultura. Quem sabe, quando houve algum encontro com povos de origem africana, em algum momento do passado. Nunca vi ninguém do povo mbya do Rio Grande do Sul tocando esse instrumento, de modo que, se isso for verdade, talvez diga respeito ao povo mbya do Paraguai, ou sabe-se lá.

Aqui estão dois links:

– Diccionario de musica del Paraguay;

-Una Antropóloga en la Luna;

Pesquisando no youtube, queria ver se encontrava alguém tocando esse berimbau paraguaio, encontrei um grupo de música folclórica do Paraguai. O grupo se chama Peteke Peteke e um dos seus integrantes toca o curioso gualambau. Você pode conferir no vídeo a seguir:

augusto roa bastos

Capa do livro de Augusto Roa Bastos, que trouxe do Paraguai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s