Capitão Mouro

Por Rafael

capitão mouro

Capa do livro.

Falando sobre influências para a série YVY, hoje trago um livro, chamado Capitão Mouro, de autoria de Georges Bourdoukan, publicado em 2001 pela editora Casa Amarela. Meu primeiro contato com essa obra foi no ano de 2012, achei na biblioteca da escola onde trabalhava e me interessei pela história. Depois de lê-la, minha cabeça fervia.

O livro conta a história do Capitão Karim Ibn Ali Saifudin, muçulmano da cidade de Granada, Espanha, que, no final do século XVII, por um desses acasos do destino, vai parar em terras brasileiras. Uma vez lá, se depara com a sociedade escravista colonial e se espanta com tudo que vê. Depois de idas e vindas, vai parar no Quilombo dos Palmares e ajuda os quilombolas com seus conhecimentos de arquitetura, medicina e táticas militares.

Bourdoukan escreveu um romance inspirado em um documento que ele encontrou, por acaso, durante uma pesquisa que realizava. Era uma carta que um governador da capitania de Pernambuco escreveu para a coroa de Portugal. Nela, ele comentava sobre um mouro que estaria ajudando os negros de Palmares a levantar fortificações. Um tempo depois, ele foi pesquisar sobre o tal mouro. Atravessou o Atlântico atrás dessa história, encontrou bastante coisa e preencheu os vazios com uma narrativa ficcional.

O impressionante da história que Bourdoukan escreve é a brutalidade dos bandeirantes, sobretudo de Domingos Jorge Velho, o famoso Anhaguera, o Diabo Velho. Essa figura muito festejada em certa historiografia brasileira, ganhando nome de rodovia em São Paulo, fez fama caçando indígenas e negros fugidos. Fazia isso com uma violência sem precedentes, Hitler ficaria chocado com esse nosso “herói nacional”. O Diabo Velho de Bourdoukan me pareceu que seria um excelente antagonista para Eva. Sendo assim, trouxemos ele para nossa série. Acompanhe que você saberá mais.

bandeirantes

O Diabo Velho, vilão de YVY, no traço de Ricardo Fonseca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s