A Lenda de Avati (milho)

Por Rafael.

avati

Foto de Vherá Poty e Danilo Christidis. Fonte: Os Guarani Mbya, Porto Alegre, 2015.

Esta é a história de um rapaz chamado Avati. Uma vez, houve uma grande seca na terra. Rios secaram, plantas e animais morreram. Uma tribo vagava procurando um lugar melhor para viver. Avati subiu no alto de um morro e pediu a Tupã que ajudasse seu povo.

Tupã ouviu Avati, mas não respondeu diretamente, enviou um emissário, que mandou o seguinte recado: se o povo quisesse água, teria que enfrentar e derrotar seu emissário em uma luta.

Acompanhe nossa webcomic.

Todos estavam exaustos e enfraquecidos pela sede e pela fome. Mesmo assim, decidiram aceitar o desafio contra o campeão de Tupã, que derrotou um por um dos mais fortes guerreiros da tribo. Até que chegou a vez de Avati e seu amigo Tupi enfrentarem o emissário. Durante a luta, Avati levou um golpe na cabeça, porém, a lança de Tupi acertou o coração do emissário, antes que ele pudesse se recompor do seu ataque.

O emissário sumiu como se nunca tivesse existido e, atrás de si, deixou um rastro de guerreiros derrotados e um rapaz morto, Avati. Então, todos ouvem a voz de Tupã, que avisa para que enterrem os olhos do rapaz sem vida.

O povo assim o fez e, como mágica, no lugar onde os olhos foram plantados, nasceu uma planta de folhas compridas, que fornecia um rico alimento em forma de espigas cheias de grãos. Essa planta matou a fome do povo e, no dia seguinte, a chuva voltou. Hoje, todos agradecem o sacrifício de Avati, que deu sua própria vida para que os demais sobrevivessem.

Essa versão da história faz parte do livro Leyendas y creencias populares del Paraguay. Conheça outras histórias:

A foto dessa postagem pertence ao livro Os Guarani Mbyá. Recomendo a leitura.

Até a próxima!

3 comentários sobre “A Lenda de Avati (milho)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s