Lendas Paraguaias – El Caráu

Conhecido no Brasil como carão, e na América hispânica como caráu (em guarani, karãu), essa ave aquática habita os brejos e banhados do conesul. No Paraguai, e em áreas das províncias argentinas de Missiones e Corrientes, se conta a lenda do Carão, ou a leyenda del Karãu ou Caráu.

Segundo essa lenda, o carão era um jovem guarani que saiu para buscar remédio para sua velha mãezinha que estava muito doente, prestes a morrer. Acontece que o jovem encontrou uma festa no caminho e parou para ver o que estava acontecendo. Durante a festa, conheceu uma garota e se encantou por ela.

O jovem índio só queria saber da garota e esqueceu o remédio de sua mãezinha, que acabou morrendo. O problema é que ele entrou em um banhado, atrás daquela linda garota que conheceu na festa, e se perdeu, no meio da neblina. Hoje, o carão vive pelos pântanos chorando a perda de sua mãezinha.

Existem várias versões dessa lenda, a que contei, de forma resumida, se baseia no livro de Jorge Montesino, Leyendas y creencias populares del Paraguay. Caráu o Carão

Um comentário sobre “Lendas Paraguaias – El Caráu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s